Você sabe por que a jornada de trabalho dos brasileiros é de 8 horas?

 

1-ok39Wj37q6le33CJxzbShw.png

Você sabe por que a jornada de trabalho é de 8 horas? É porque o dia tem 24 horas e, para equilibrar as coisas e garantir a saúde física e mental de todos, chegou-se à conclusão que o ideal seria equilibrar as coisas e reservar 8 horas para dormir, 8 horas para o lazer e 8 horas para o trabalho.

Embora isso não seja verdade para muitas pessoas, que trabalham longe de casa e demoram muito tempo para chegar e voltar do local de trabalho ou para quem trabalha e estuda ou ainda para quem tem filhos, a certeza de que a jornada de trabalho será de 8 horas ajuda a organizar as coisas.

Mas a proposta de reforma trabalhista apresentada pelo governo Temer pode colocar essa garantia em risco e deixa ainda mais difícil a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Atualmente, a jornada semanal é de 40 horas (8 horas por dia x 5 dias por semana). Considerando um mês de quatro semanas, são 160 horas mensais.

Mas, pela proposta, o número de horas trabalhadas por mês pode chegar a 220. Fazendo a conta, isso dá 55 horas semanais e 11 horas por dia, bem perto da jornada máxima de 12 horas sugerida pelo governo Temer.

Se com a jornada atual de 8 horas já é difícil dar conta de tudo, como vai ser trabalhando 11 ou 12 horas por dia?

Deixe uma resposta