Consumidores já veem aumento dos preços dos combustíveis após elevação do PIS e Cofins

 

 

IMPOSTOS.pngO País está em recessão e o que o governo faz? Eleva impostos, o que torna os preços ainda mais altos e desestimula o consumo. No caso dos combustíveis, cujo aumento da tributação foi divulgado na última quinta-feira (20/07), não será diferente, afirmou José Alberto Gouveia, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro);

“O mercado já estava fraco e, diante dessa elevação, a expectativa é de uma queda ainda maior nas vendas”, revelou Gouveia ao G1.

Na verdade, o aumento da tributação foi o maior permitido por lei, informou, também ao G1, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

O problema desse tipo de medida é que ela pode, ao longo do tempo, provocar uma queda no consumo que pode resultar na queda da arrecadação.

Além disso, o aumento dos combustíveis pode resultar na elevação dos preços de vários produtos e serviços, já que quase tudo depende do transporte sobre rodas: alimentos, vestuário, educação, saúde. Sem contar, obviamente, o próprio transporte público.

Dá mesmo para acreditar que elevar os impostos vai ajudar a combater a crise?

Deixe uma resposta